Depois de demitir a rodo, as gigantes de tecnologia dos Estados Unidos começaram a reduzir custos em outra área: investimentos em marketing, ou pelo menos, o dinheiro gasto em grandes agências de publicidade.
Nenhuma empresa abre essas informações, mas a redução no investimento se revela nos balanços das maiores agências de publicidade do mundo.
É o caso da WPP, dona de grandes marcas do meio como Ogilvy e Y&R, que acaba de cortar sua previsão de receita para o ano inteiro, dando como explicação vendas mais baixas nos Estados Unidos de clientes de tecnologia.
O crescimento da receita excluindo os custos de repasse será de 1,5% a 3% para o ano inteiro, disse a WPP em comunicado na sexta-feira. Anteriormente, havia estimado algo entre 3% a 5% de alta.
“Isso nos pegou um pouco de surpresa”, disse o CEO Mark Read em entrevista para a Bloomberg. Ele se recusou a nomear os clientes que cortaram os gastos, mas disse que trabalhou com “todas as principais empresas de tecnologia”.
Em julho, o Omnicom Group também relatou queda nas vendas em seus resultados financeiros.
A holding de publicidade, dona de marcas como AlmapBBDO, DM9DDB e TBWA\Brasil, também culpou uma pausa nos gastos de empresas de tecnologia e telecomunicações.
Da mesma forma, a S4 Capital, empresa de publicidade fundada pelo ex-chefe da WPP Martin Sorrell, informou em julho que seus clientes de tecnologia “permanecem cautelosos e muito focados no curto prazo”.
Desde o início do ano, gigantes como Microsoft, Amazon, Meta e Apple cortaram mais de 100 mil empregos, no que foi interpretado como um reequilíbrio de custos depois de contratações exageradas durante a pandemia.
Alguns indicadores das próprias empresas também deixam ver um corte na publicidade.
Os gastos da Apple com despesas relacionadas a vendas caíram nos últimos dois trimestres.
A Microsoft relatou uma queda de US$ 100 milhões em marketing e vendas no último trimestre, com gastos menores na promoção de seus dispositivos e software.
Já a Meta reduziu os gastos em 12% no segundo trimestre.
Leia mais em: https://www.baguete.com.br/noticias/07/08/2023/gigantes-de-tecnologia-agora-cortam-marketing
#grupostreetmarketing
#streetmarketing
#nelsonlanacastellobranco
#suziesenne
#agenciademarketingdigital
#agenciademarketingdigitalsp
#geracaodedemanda
#geracaodeleads
#prospeccaob2b
#prospeccaodeclientes
#vendab2b
#vendasb2b
#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçosp
#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçosaopaulo
#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçoriodejaneiro
#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçoribeiraopreto
#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçofortaleza
#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçojericoacoara
#agenciademarketingdigitaldebaixocustoepreçopraiadoprea
#agenciadigitalsp
#agenciadigitalsaopaulo
#agenciadigitalriodejaneiro
#agenciadigitalribeiraopreto
#agenciadigitalfortaleza
#agenciadigitaljericoacoara
#agenciadigitalpraiadoprea
#agenciademarketingdigitalbaixocustosp
#agenciademarketingdigitalbaixocustosaopaulo
#agenciademarketingdigitalbaixocustoriodejaneiro
#agenciademarketingdigitalbaixocustoribeiraopreto
#agenciademarketingdigitalbaixocustofortaleza
#agenciademarketingdigitalbaixocustojericoacoara
#agenciademarketingdigitalbaixocustopraiadoprea
#agenciademarketingcustobaixofortaleza
#agenciademarketingcustobaixojericoacoara
#agenciademarketingcustobaixopraiadoprea
#agenciademarketingcustobaixosaopaulo
#agenciademarketingcustobaixosp
#agenciademarketingcustobaixoriodejaneiro
#agenciademarketingcustobaixoribeiraopreto
#agenciademarketingbaixocustofortaleza
#agenciademarketingbaixocustojericoacoara
#agenciademarketingbaixocustopraiadoprea
#agenciademarketingbaixocustosaopaulo
#agenciademarketingbaixocustosp
#agenciademarketingbaixocustoriodejaneiro
#agenciademarketingbaixocustoribeiraopreto